Ao amamentar você, mãe, estará com seu bebê bem aconchegado em seu colo e haverá, em muitos momentos, uma troca de olhares e carinhos que são primordiais para o desenvolvimento emocional de sua criança.
O tempo de amamentar ao seio é geralmente maior do que quando um outro leite é oferecido ao bebê, daí resultando um tempo mais longo de aconchego.
Além da importância do vínculo afetivo entre mãe e filho, temos ainda inúmeras vantagens da amamentação para a saúde do bebê. O leite materno cria uma defesa imunológica e contribui para a prevenção de infecções.
Amamentar seu bebê reduz:
E, ademais, mamar ao seio diminui em 30% o risco de obesidade na vida adulta.
O seio materno deve ser oferecido ao bebê sob livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser, sem horário estabelecido. Com o tempo, naturalmente, vai sendo regularizado o intervalo entre as mamadas, passando, com frequência, a intervalos regulares de 3 horas, aproximadamente.
Idealmente, o seio deve ser oferecido em um ambiente calmo e tranquilo, onde mãe e bebê possam estar em uma posição confortável, bem apoiada, sem interferências externas.
Quando você entra em trabalho de parto, esperando a hora do seu bebê querer nascer, é mais fácil começar logo a apojadura (descida do leite para amamentar).
Colocar o bebê para mamar assim que ele nasce também é muito importante para já estimular a descida do colostro. O colostro é o leite que começa a sair nas primeiras 24 a 48h de vida do bebê. É amarelado e grosso, e ainda em volume pequeno (50 a 200 ml/dia). O estômago do bebê ainda é pequeno e suporta cerca de 7 ml por mamada, inicialmente. O colostro é rico em anticorpos, vitaminas e fatores de crescimento.Além de proteger seu bebê contra vírus e bactérias, ele prepara o intestino para receber o leite maduro.
Nos dias seguintes ao nascimento, ocorre uma transição do colostro para o leite maduro. Trata-se do leite de transição ( acinzentado e mais aguado), que precede a produção do leite maduro, mais branco e gorduroso.
O leite maduro já está estabelecido com 15 dias de amamentação. Tem a quantidade de proteínas e calorias adequada para nossa espécie humana, permitindo que seu bebê se desenvolva bem. E o volume vai aumentado rapidamente para atender às necessidades de seu bebê. Você poderá produzir até 1 litro de leite por dia.
O tempo médio de cada mamada é de aproximadamente 20 minutos, podendo variar um pouco para mais ou para menos. É muito individual!
No início do processo de amamentação, provavelmente, seu bebê mamará em apenas 1 seio por vez,. Porém, é comum que ele passe ter a necessidade de mamar nos 2 seios, à medida que vai crescendo.
É importante esvaziar bem o seio, pois o leite do final da mamada é mais gorduroso e essa gordura fornece maior quantidade de calorias. Por essa razão, deixe que seu bebê esvazie 1 dos seio e só então passe para o outro, sendo que esse segundo seio talvez não esvazie.
Na mamada seguinte, você deve oferecer o seio que foi o último a ser sugado, para garantir que seja esvaziado e forneça o leite mais gorduroso (calórico).
Seu bebê não necessita de nenhuma complementação ao seio materno, tais como água ou chás. Além disso, a oferta desses complementos serve somente para prejudicar o ganho de peso adequado
Beba bastante água!
Tenha uma jarra d’água sempre ao seu lado, para que se lembre sempre de beber!
Seu bebê deve mamar sob livre demanda. O sugar estimula a produção de leite!
A POSIÇÃO PARA AMAMENTAR – COMO SABER SE ESTÁ ADEQUADA?
OBSERVE OS SEGUINTES DETALHES:
Por favor, preencha o formulário e nós entraremos em contato com você.
Av. L2Sul Quadra 614 SGAS Lote 99 Sala 226 (Centro Médico Vitrium) – Asa Sul – Brasília
(61) 3344 6074
(61) 9 9116 4805
assuncao.analucia@gmail.com