page loader

Por que amamentar é tão importante?

Ao amamentar você, mãe, estará com seu bebê bem aconchegado em seu colo e haverá, em muitos momentos, uma troca de olhares e carinhos que são primordiais para o desenvolvimento emocional de sua criança.

O tempo de amamentar ao seio é geralmente maior do que quando um outro leite é oferecido ao bebê, daí resultando um tempo mais longo de aconchego.

Além da importância do vínculo afetivo entre mãe e filho, temos ainda inúmeras vantagens da amamentação para a saúde do bebê. O leite materno cria uma defesa imunológica e contribui para a prevenção de infecções.

Amamentar seu bebê reduz:

  1. em 14 vezes o risco de morte por diarréia grave;
  2. em 4 vezes o número de mortes por infecção;
  3. em 3,6 vezes o número de mortes por infecção respiratória;
  4. em 3 vezes o risco de pneumonia;
  5. em 3-4 vezes o risco de otites;
  6. em 10 vezes no número de bactérias patogênicas na garganta, se comparado a bebês recebendo fórmulas infantis.

E, ademais, mamar ao seio diminui em 30% o risco de obesidade na vida adulta.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO SEU BEBÊ DEVE MAMAR?

O seio materno deve ser oferecido ao bebê sob livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser, sem horário estabelecido. Com o tempo, naturalmente, vai sendo regularizado o intervalo entre as mamadas, passando, com frequência, a intervalos regulares de 3 horas, aproximadamente.

Idealmente, o seio deve ser oferecido em um ambiente calmo e tranquilo, onde mãe e bebê possam estar em uma posição confortável, bem apoiada, sem interferências externas.

QUAL A DIFERENÇA DO COLOSTRO PARA O LEITE MADURO?

Quando você entra em trabalho de parto, esperando a hora do seu bebê querer nascer, é mais fácil começar logo a apojadura (descida do leite para amamentar).

Colocar o bebê para mamar assim que ele nasce também é muito importante para já estimular a descida do colostro. O colostro é o leite que começa a sair nas primeiras 24 a 48h de vida do bebê. É amarelado e grosso, e ainda em volume pequeno (50 a 200 ml/dia). O estômago do bebê ainda é pequeno e suporta cerca de 7 ml por mamada, inicialmente. O colostro é rico em anticorpos, vitaminas e fatores de crescimento.Além de proteger seu bebê contra vírus e bactérias, ele prepara o intestino para receber o leite maduro.

Nos dias seguintes ao nascimento, ocorre uma transição do colostro para o leite maduro. Trata-se do leite de transição ( acinzentado e mais aguado), que precede a produção do leite maduro, mais branco e gorduroso.

O leite maduro já está estabelecido com 15 dias de amamentação. Tem a quantidade de proteínas e calorias adequada para nossa espécie humana, permitindo que seu bebê se desenvolva bem. E o volume vai aumentado rapidamente para atender às necessidades de seu bebê. Você poderá produzir até 1 litro de leite por dia.

QUANTO TEMPO DEMORA CADA MAMADA?

O tempo médio de cada mamada é de aproximadamente 20 minutos, podendo variar um pouco para mais ou para menos. É muito individual!

OFERECER 1 OU 2 SEIOS A CADA MAMADA?

No início do processo de amamentação, provavelmente, seu bebê mamará em apenas 1 seio por vez,. Porém, é comum que ele passe ter a necessidade de mamar nos 2 seios, à medida que vai crescendo.
É importante esvaziar bem o seio, pois o leite do final da mamada é mais gorduroso e essa gordura fornece maior quantidade de calorias. Por essa razão, deixe que seu bebê esvazie 1 dos seio e só então passe para o outro, sendo que esse segundo seio talvez não esvazie.
Na mamada seguinte, você deve oferecer o seio que foi o último a ser sugado, para garantir que seja esvaziado e forneça o leite mais gorduroso (calórico).

É PRECISO DAR ÁGUA OU CHÁ PARA O BEBÊ AMAMENTADO AO SEIO?

Seu bebê não necessita de nenhuma complementação ao seio materno, tais como água ou chás. Além disso, a oferta desses complementos serve somente para prejudicar o ganho de peso adequado

QUE É MAIS IMPORTANTE VOCÊ FAZER PARA PRODUZIR BASTANTE LEITE MATERNO?

Beba bastante água!
Tenha uma jarra d’água sempre ao seu lado, para que se lembre sempre de beber!
Seu bebê deve mamar sob livre demanda. O sugar estimula a produção de leite!

A POSIÇÃO PARA AMAMENTAR – COMO SABER SE ESTÁ ADEQUADA?

OBSERVE OS SEGUINTES DETALHES:

  1. o bebê deve abocanhar a aréola toda, principalmente na parte inferior, para que não haja ferimentos nos mamilos;
  2. o bebê deve manter o lábio inferior virado para fora, para permitir uma melhor abocanhadura (pega) do seio (BOQUINHA DE PEIXE);
  3. o bebê deve manter o queixo em contato com o seio materno;
  4. o bebê deve manter a barriguinha em contato com o abdome da mãe;
  5. a cabeça do bebê deve estar alinhada com o corpinho dele, para que não seja amamentado com a cabeça lateralizada;
  6. o ritmo das sucções do bebê deve ser lento e profundo. Sucções curtas e rápidas são improdutivas e fazem do seio da mãe uma “chupeta”.
  7. Procure também amamentar seu bebê numa posição confortavelmente inclinada. Nunca amamente o bebê na posição horizontal, pois tal posicionamento propicia o refluxo de leite para o ouvido médio, favorecendo a ocorrência de otite.

Contato

Centro Médico Vitrium
das 08 às 18h, de 2ª a 6ª
das 08 às 12h, aos sábados
Apenas atendimento particular

PARA ENTRAR EM CONTATO

Por favor, preencha o formulário e nós entraremos em contato com você.

Enviando a sua mensagem. Por favor, aguarde...

Obrigado! recebemos a sua mensagem e responderemos o mais rápido possível.

Tente novamente!

Por favor, deve preencher todos os dados antes de enviar. Obrigado.

Endereço

Av. L2Sul Quadra 614 SGAS Lote 99 Sala 226 (Centro Médico Vitrium) – Asa Sul – Brasília

Telefone

(61) 3344 6074
(61) 9 9116 4805

E-mail

assuncao.analucia@gmail.com